Quando ir a Capitólio

Em Capitólio a expectativa é de grande fluxo de turistas dependendo da época do ano, com maior movimentação nas estradas e pontos turísticos lotados especialmente na alta temporada e em feriados prolongados. Fazer suas reservas com bastante antecedência é essencial. 

Alta temporada

Baixa temporada

Dezembro a fevereiro, no Verão, e em julho

De março a junho e de agosto a novembro

O clima quente aumenta bastante a demanda por hospedagens e serviços turísticos, e os preços ficam mais elevados. Reserve com antecedência e opte por passeios privativos ou em horários alternativos.

Nesses meses, há um menor fluxo de turistas, clima mais ameno, preços mais acessíveis. Além disso, o visitante terá mais tranquilidade nos pontos turísticos, possibilidade de negociações em preços de passeios e de hospedagens.

 

Outra constante para quem visita Capitólio: o nível da água muda, tanto no lago quanto nas cachoeiras. Cada época do ano oferece uma experiência diferente e o cenário se transforma de acordo com o regime de chuvas

A melhor época de banho de cachoeira em Capitólio é logo após a temporada de chuvas ou no começo da dela, quando o volume de água é menor, mas ainda tem uma queda. Aliás, essa vale para qualquer destino com cachoeira: quando está chovendo, muitas cachoeiras ficam impedidas para banho por causa do perigo de tromba d’água ou do próprio volume de água que traz galhos de árvores e desloca pedras.

Seca

Chuvas

Maio a setembro

Outubro a abril

Temperaturas mais baixas e dias ensolarados. O nível do Lago de Furnas tende a ser mais baixo, o que pode afetar o acesso por barco das cachoeiras e cânions. Mas as águas ficam mais cristalinas, um espetáculo à parte! Apesar de algumas cachoeiras poderem estar com menor volume de água, o período é excelente para trilhas e caminhadas.

Temperaturas mais altas e dias mais longos. As cachoeiras e cânions ficam com maior volume de água, cenário mais verde e exuberante. Porém, fique atento: com as chuvas aumenta a possibilidade de as trilhas estarem escorregadias, há maior risco de temporais e muitas cachoeiras fecham por conta do volume de água.  

 

 

Bruno Teixeira na Cachoeira do Quelé do Retiro Viking, em Capitólio, em Minas Gerais

Dica de ouro!

Vá para Capitólio em maio e em junho para pegar as cachoeiras ainda com um bom volume de água, o tempo quente (as águas das cachoeiras são super frias!), preços mais baixos, atrações vazias e céu azul lindo. Se você mora a uma distância que dá para ir de carro de última hora, quando a previsão do tempo disser que não vai chover, outubro e novembro também é uma boa época. Com o retorno das chuvas, o Cerrado fica verde de novo e o nível da água começa a subir.

compartilhar

Facebook
WhatsApp
X
LinkedIn

Comentários

Leave a Comment

Your email address will not be published.