Antes de começar a planejar os passeios, é importante você entender um dos fatores que pode encarecer a sua viagem a Trancoso. Ao contrário de Porto Seguro, a maioria dos passeios por aqui é realizada de forma privativa.
Portanto, se você pretende fazer vários passeios de bate-e-volta pela região, considere alugar um carro. Porém, antes de seguir com essa ideia, verifique se o seu hotel oferece estacionamento, já que os flanelinhas são implacáveis e os estacionamentos pagos são bem caros.
Quadrado
O Quadrado é o coração de Trancoso, uma praça cercada por casinhas coloridas e a histórica Igreja de São João Batista. É um ponto perfeito para passear, fazer compras em boutiques locais e apreciar a vibrante atmosfera do local, especialmente ao entardecer, quando os restaurantes e bares ganham vida.
Igreja de São João Batista
Localizada no Quadrado, esta igreja do século XVII é um dos marcos históricos de Trancoso. Além de sua beleza arquitetônica, a igreja é um símbolo da história local e é conhecida por seu significado cultural para a comunidade.
Atividades aquáticas
As piscinas naturais nas praias próximas a Trancoso, como a Praia de Itapororoca, Patimirim, Itaquena, Jacumã, Amores, Outerio e Espelho , são lindas e valem a visita. Elas são formadas durante a maré baixa, que ocorre duas vezes ao dia. Vale a pena programar sua viagem para pegar a Lua Nova ou Cheia por lá, que é quando a maré fica mais baixa.
Dica de ouro! O período em que você vai ter mais chances de ver as piscinas naturais em Trancoso é durante a época seca, de agosto a novembro. Mas a melhor maneira de garantir que você verá as piscinas é consultar na internet a tábua de marés antes de planejar seu passeio. Eu adoro um site gratuito que se chama “Tábua de Marés”.
Decidiu ir? Aproveite as piscinas naturais para relaxar ou praticar esportes aquáticos. Você pode ainda levar snorkel e máscara, pois algumas delas podem ser ótimos locais para observar a vida marinha.
Passeio de barco
Uma ótima maneira de conhecer a costa e chegar nos pontos mais distantes, como a Ponta do Corumbau, é contratar uma lancha e ir parando em várias praias pelo caminho. No verão, quando os engarrafamentos são certeiros, deixe o carro e vá de barco. Existem passeios compartilhados, mas, se puder, faça o passeio privativo e peça para o barco parar nas praias mais vazias.
Passarela do mangue
Essa é uma atração imperdível em Trancoso. Pode parecer uma simples passarela de madeira que atravessa um mangue, mas o percurso é uma verdadeira imersão na natureza, permitindo observar a fauna local, como caranguejos e pássaros, enquanto se caminha em direção à praia.
Para chegar a essa passarela, você pode seguir pelo canto direito do Quadrado, em direção à Igreja de São João Batista. Um pouco antes de chegar à igreja, você encontrará uma ruazinha que leva à passarela. O acesso é fácil e bem sinalizado e a caminhada é super agradável.
Além de ser uma oportunidade incrível para fotos, a passarela é um ótimo ponto de partida para explorar as diversas praias de Trancoso, como a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, que ficam logo após a travessia.
Cabana do Pescador Guiu – Barra do Rio Trancoso
A Cabana do Pescador Guiu é uma atração super bacana situada na Barra do Rio Trancoso, localizada entre as Praias dos Nativos e dos Coqueiros. Essa casinha de madeira, que se ergue sobre palafitas, é um verdadeiro cartão postal e atrai muitos visitantes que desejam capturar a essência da região em fotos. É um local encantador, cercado por natureza.
Para chegar à Cabana do Pescador, você pode seguir uma trilha a partir do Quadrado, que leva cerca de 15 a 20 minutos de caminhada até a Praia dos Nativos. De lá, a cabana está a uma curta distância, e você pode cruzar a barra do rio para chegar até ela, especialmente durante a maré baixa.
Avistar baleias
Quando é inverno no hemisfério sul, as baleias jubarte e franca sobem até a costa do Brasil para procriar e ter seus filhotes. O mar da Bahia é considerado o maior berçário de jubartes no mundo. De junho a novembro, com pico em julho, é fácil avistar esses cetáceos em passeios de escuna. Consulte a Taípe Turismo sobre preços e época.
Visitar as terras indígenas Pataxó
Antes de Cabral aparecer por aqui, essas terras eram habitadas pelos ancestrais dos Pataxós. Hoje, esse povo vive em várias terras indígenas que vão de Santa Cruz Cabrália até Prado. Nessa região é possível conhecer a história deles visitando a Reserva Pataxó da Jaqueira ou, para os mais atléticos, dá para subir o Monte Pascoal junto com os Pataxós da Aldeia Pé do Monte.
Bate-e-volta na Praia do Espelho
É um dos passeios mais desejados pelos turistas por causa das piscinas naturais que vão até a praia dos Amores. Há vários bares e restaurantes na beira da praia, com preços variados. Se quiser aproveitar o dia no beach club do Maion Hotel e Boutique, como fizemos, lembre-se de reservar antes de ir. Não se esqueça de checar a tábua de maré, para não perder a viagem e chegar lá com a maré alta.
Bate-e-volta em Caraíva
Esse passeio talvez só perca em popularidade para o da Praia do Espelho. A vila rústica com ruas de areia, bons restaurantes, bares na praia e foz de rio é um contraste com a badalada Trancoso. Se for cedo, ainda pode dar uma esticadinha de buggy até a Ponta do Corumbau.
Dica de Ouro! Se você só tiver tempo ou disposição para escolher um passeio, escolha o de Caraíva e faça a caminhada até a Praia do Satu, que tem um pequeno arrecife com piscina natural, como se fosse uma mini Praia do Espelho.
Bate-e-volta em Porto Seguro
No dia de ir embora nós fomos mais cedo para Porto Seguro e visitamos o centro histórico, um dos primeiros aldeamentos portugueses no Brasil, com casas, igrejas e prédios públicos bem conservados. Valeu muito a pena!
Bate-e-volta em Arraial d’Ajuda
A igrejinha de Arraial é quase tão famosa quanto a de Trancoso, principalmente o mirante atrás dela, coberto por fitinhas do Bonfim. A vila tem ótimos bares de praia e um recife que pega quase todo o comprimento das praias de Arraial. Se você tem crianças, leve-as para passar o dia no Eco Parque. Nossa praia favorita foi a de Pitinga, na Barraca do Faria.
Caminhada
A mais famosa é pela praia de Arraial para Trancoso, ou vice-versa, que tem 13km. Dá para ir parando pelo caminho para tomar banho de mar, beber e comer nas barraquinhas e curtir alguns trechos de praias desertas. Leve bastante água e faça o trajeto a favor do vento.
Quadriciclo
A Trancoso Explorer tem vários roteiros off-road de quadriciclos. Você pode ir dirigindo, mas vai sempre um condutor na frente mostrando o caminho – e vigiando para ninguém sair correndo. É preciso ser maior de 18 anos e ter carteira de motorista. Cada quadriciclo leva até duas pessoas.
Praias
A praia é a principal atração de Trancoso. Algumas com os famosos beach clubs, outras isoladas e sem infraestrutura, com piscinas naturais ou falésias. Elas estão divididas em praias ao sul ou norte, a partir da praia do Nativos.
Dica de ouro! As praias de Trancoso têm vários beach clubs com infraestrutura e música ao vivo. A maioria deles cobra uma consumação mínima para você poder sentar e aproveitar a estrutura. Mas, indo para o Sul de Trancoso, já se vê barracas típicas de praia, dessas que são bem comuns no Nordeste. Por exemplo, quando atravessamos o Rio Trancoso, encontramos uma barraquinha que aluga cadeiras com sombrinha por R$50 o dia inteiro. Peguei uma latinha de Brahma por R$8. Tinha uma galera esticando as cangas e aproveitando o sol e o mar. Ou seja, há opções de diversão na praia para todos os bolsos. Na lista de Onde Comer, listamos opções de beach clubs.
A Praia dos Nativos é a central e mais próxima da Vila de Trancoso, a apenas 15 minutos a pé do Quadrado. Tem que atravessar a passarela do mangue para chegar lá e é aqui que fica a paisagem mais fotografada de Trancoso, a Cabana do Pescador Guiu.
Praias ao Sul de Trancoso
Praia dos Coqueiros
Próxima à Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros é conhecida por suas barracas de praia, restaurantes e Beach Clubs, oferecendo um ambiente animado e infraestrutura de qualidade. As duas praias são separadas por um pequeno rio e o acesso é fácil. Mas atenção à tábua das marés, especialmente quando a maré sobe.
Praia do Rio Verde
Situada a cerca de 2 km do Quadrado, a Praia do Rio Verde, apesar da proximidade, é um local tranquilo, com águas claras e ondas moderadas. É perfeita para relaxar e conta com barracas bem estruturadas, proporcionando conforto aos visitantes. 
Praia de Itapororoca
Localizada a aproximadamente 3 km ao sul de Trancoso, a Praia de Itapororoca é um refúgio quase deserto, famosa por suas belíssimas piscinas naturais que se formam na maré baixa. O acesso é um pouco complicado, mas a beleza e tranquilidade do local compensam a visita.
Praias de Patimirim, Itaquena e Rio dos Frades
Localizada a cerca de 7 a 11 km de Trancoso, a Praia de Patimirim é a favorita dos surfistas, dá para chegar lá de carro. Já as praias Itaquena e Rio dos Frades costumam fazer parte dos roteiros de quadriciclo porque são parte de uma reserva e tem uma paisagem natural lindíssima. 
Praias de Jacumã, Grande, Outeiro e Amores
Essas praias são conhecidas pelas piscinas naturais bem perto da areia. Elas não têm infraestrutura e geralmente são acessadas por caminhada a partir da praia do Espelho. Da praia dos Amores para a do Outeiro, um paredão de falésias deixa a paisagem ainda mais bonita.
Praia do Espelho
Uma das praias mais famosas da região, a Praia do Espelho está a cerca de 25 km de Trancoso. Conhecida por suas águas cristalinas e falésias coloridas, ela oferece acesso por Trancoso ou Arraial d’Ajuda e é ideal para um passeio de dia, especialmente durante a maré baixa, quando as piscinas naturais são mais visíveis
Praias ao Norte de Trancoso
Praia do Rio da Barra
Essa praia a cerca de 15 km de Trancoso, é ideal para famílias, pois no encontro do rio com o mar formam grandes piscinas de água doce e calma, proporcionando um ambiente seguro para crianças.
Dica de ouro! Na Praia do Rio de Barra almoçamos no restaurante do Rio da Barra Villa Hotel. À beira-mar, fomos muito bem atendidos e a moqueca de peixe com camarão estava muito bem temperada. O lugar é tão bacana que o banheiro de lá tem até ar-condicionado. Outra coisa: a trilha sonora estava ótima durante todo o dia. Realmente adoramos!
Praia das Tartarugas
Ela é quase deserta, a não ser pelas barracas do restaurante Praia das Tartarugas, disputadíssimas! É preciso reservar com antecedência. A descida da falésia é feita por um elevador que foi furado por dentro da falésia. É um ótimo local para relaxar e aproveitar o dia. 
 
 
 









Comentários