Eu trabalho com turismo desde 1996, moro no Rio de Janeiro desde 2000. Nesse tempo, já visitei mais de 70 hotéis na cidade.
Nesse post vou compartilhar com você uma seleção exclusiva de hospedagens em Copacabana e Leme seguindo o padrão Tesouros do Brasil de qualidade.
Lista de hotéis - Copacabana e Leme
Saiba escolher o seu hotel em Copacabana e Leme
Achar o hotel certo depende de vários fatores. Precisa de um pouquinho de sorte, mas o que conta mesmo é paciência para pesquisar e encontrar as dicas certas.
No caso do Rio de Janeiro, há coisas que você precisa saber antes de começar a pesquisar hotéis em Copacabana e Leme:
- O preço da maioria dos hotéis é dinâmico. Isso quer dizer que ele muda de acordo com a antecedência que você está pesquisando, a ocupação do hotel, se ele está recebendo algum grupo ou evento, a época do ano.
- O valor da diária pode mudar de um dia para o outro, pode variar de meio para final de semana, igual passagem aérea.
- O Rio de Janeiro é uma cidade que sedia muitos eventos. Antes de marcar suas férias, verifique se os preços não estão mais altos. Durante o Rock in Rio, por exemplo, os hotéis ficam mais caros.
Escolha a localização do hotel pelo tipo de viagem que você vai fazer:
- Quer passar mais tempo na praia do que fazendo passeio? Invista num hotel mais próximo da Praia de Copacabana, entre os postos 5 e 6 ou no Leme.
- Vai fazer mais passeios? Escolha um hotel nas ruas mais para dentro do bairro, perto do metrô.
- Quanto realmente faz diferença para você ter um quarto com vista para o mar? Para quem não mora no litoral, isso pode ter um peso na hora de decidir. Mas se você vai passar a maior parte do tempo passeando, ou na própria praia de frente para o mar, talvez seja melhor economizar pegando um quarto sem vista.
Cada hotel determina sua própria classificação em estrelas. Há hotéis classificados como quatro estrelas que, apesar de serem mais antigos ainda são bons hotéis, eles cobram o preço de um três estrelas. Então vale a pena ficar lá, desde que você esteja ciente de que eles já não têm mais o padrão de um quatro estrelas. E há muitos hotéis que se autodenominam cinco estrelas, mas que não merecem mais do que quatro.
Eu vou te contar quais são assim em Copacabana e Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Albergue
É a opção mais econômica de hospedagem e os que eu sugiro abaixo têm quarto e banheiro privativo, além de quartos compartilhados. São perfeitos para quem viaja sozinho e quer conhecer outras pessoas, ainda mais numa cidade como o Rio de Janeiro, que recebe turistas do mundo todo.
Socialtel Copacabana – O antigo Selina ocupa um prédio grande, de frente para o mar na Av. Atlântica. Pela localização, costuma ser mais caro que os outros albergues, mas ele também é um dos mais animados. O Café Flora na cobertura é frequentado até por cariocas.
Metrô: Cantagalo
CabanaCopa Hostel – Fica numa área muito agradável de Copa, colado na floresta. Os hóspedes adoram bater papo na cobertura.
Metrô: Cardeal Arcoverde
Solar Hostel Beach Copacabana – Fica numa praça bem localizada que tem um restaurante de lámen @lamenhood, que João Víctor e eu adoramos, e um barzinho que às vezes rola roda de samba.
Metrô: Cantagalo
Bamboo Rio Hostel – Fica numa rua que tem as últimas casas de Copa. Os quartos são menores, mas tem uma coisa que os outros não tem: piscina.
Metrô: Siqueira Campos

3 Estrelas – Super Econômico
São hotéis para quem só busca um quarto confortável e bom café da manhã porque vai passar o dia todo batendo perna pelo Rio. A maioria desses hotéis não tem piscina.
Regency Copacabana – É um hotel que passou por reforma em 2022, os quartos são pequenos, mas tem cara de novinho.
Metrô: Siqueira Campos
Majestic – É um pouco mais velho que os outros, mas está bem conservado e tem piscina na cobertura.
Metrô: Siqueira Campos
Ibis Budget RJ Copacabana – Moderninho, tem quarto triplo, mas são bem apertados. Recomendo mais para casais ou com uma criança pequena.
Metrô: Cantagalo
Hotel Bandeirantes – Para um hotel 3*, os quartos são até espaçosos, comportam bem três pessoas.
Metrô: Siqueira Campos
Ibis Copacabana Posto 5 – Dos três Ibis de Copa, esse é o mais bonito e um pouco melhor que os outros, mas continua sendo ideal só para duas pessoas por quarto.
Metrô: Cantagalo
Ibis Copacabana Posto 2 – Foi o primeiro Ibis de Copacabana, por isso os quartos são um pouco maiores. O café da manhã também é melhor.
Metrô: Cardeal Arcoverde
CLH Suites – Possui quartos grandes, até quádruplo com bom tamanho! Fica a uma quadra da praia.
Metrô: Siqueira Campos
3,5 Estrelas – Econômico
Esses hotéis já oferecem quartos maiores, café da manhã mais elaborado e tem piscina na cobertura. Aqui temos alguns que se classificam como 4*, mas estão mais para 3,5*. Mesmo assim, tem bom valor de diária e estão em boas condições para hospedagem, por isso valem a pena.
Nobile Hotel Copacabana Design – É um dos poucos 3* que tem um design mais interessante.
Metrô: Cardeal Arcoverde
Windsor Plaza – Tem cara de hotel dos anos 1990, mas costuma ter boa tarifa.
Metrô: Cardeal Arcoverde
B&B Rio Copacabana Forte – Os quartos são bem simples, a recepção é moderninha, mas o ponto alto desse hotel é a localização: perto do Forte de Copacabana.
Metrô: General Osório
Premier – Esse é outro hotel que tem quarto quádruplo que acomoda bem dois adultos e duas crianças.
Metrô: Siqueira Campos
Real Palace Hotel – Bem cuidado e funciona bem para casais ou triplos.
Metrô: Cardeal Arcoverde
Copa Sul – Esse hotel não tem piscina, mas é um dos mais charmosos 3* de Copa.
Metrô: General Osório
Regency Park – Acabou de ser reformado e mudar de nome, está com diária promocional de reabertura. Não tem nem site ainda. Fica no Leme.
Metrô: Cardeal Arcoverde

4 Estrelas – Superior
Esses hotéis são os que eu considero que realmente merecem 4*. Tem quartos mais espaçosos, o café da manhã é mais variado, tem piscina e estão nas ruas mais para dentro do bairro.
Astória Copacabana – Boa opção para quem procura quarto quádruplo. Para viajantes solo, eles tem um estúdio com uma cama de solteiro que é bem econômico.
Metrô: Cardeal Arcoverde
Windsor Palace – Fica a uma quadra da praia e o prédio é tão alto que da piscina é possível ver o mar.
Metrô: Siqueira Campos
Royal Rio Palace – É o hotel para família com quatro pessoas! Tem quarto quádruplo, kids club e uma área enorme na piscina.
Metrô: Cardeal Arcoverde
Arena Ipanema – Apesar do nome, esse hotel fica no Arpoador, entre Copa e Ipanema. Alguns quartos têm vista para o parque Garota de Ipanema e a piscina dá vista para o mar.
Metrô: General Osório
Mirasol – Os quartos são amplos e passaram por reforma recentemente. A piscina é pequena, mas tem uma vista interessante de Copa.
Metrô: Cardeal Arcoverde
Novotel Leme – Tem uma das coberturas mais concorridas do Rio. Tem quartos quádruplos. Os hóspedes adoram a feijoada de sábado.
Metrô: Cardeal Arcoverde
4 Estrelas – Superior Frente Mar
Esses hotéis também são 4* com a vantagem de estarem de frente para o mar. Os quartos mais baratos são os que não tem vista, mas você pode subir para a piscina e ficar apreciando o mar de lá.
Astoria Palace – Tem um dos melhores custo-benefício de quarto com vista para o mar.
Metrô: Cardeal Arcoverde
Mercure Rio Boutique – Esse hotel não tem piscina, mas ele combina com quem gosta de hotel com um design mais alegre e moderno. Os quartos com vista parcial tem bom preço.
Metrô: Siqueira Campos
Arena Leme – Mesmo os quartos standard de fundo são bem iluminados por janelas grandes que dão para uma rua arborizada e não para o fundo de outros prédios, como a maioria dos hotéis. Tem quarto quádruplo.
Metrô: Cardeal Arcoverde
Windsor Leme – É um prédio dos anos 1980 que tem quartos grandes, e foi todo reformado recentemente. A piscina é uma das mais bonitas.
Metrô: Cardeal Arcoverde
Pestana Rio – Já foi um hotel 5*, hoje eles mesmos ajustaram para 4*. O bar da piscina costuma ter DJ a noite e festas bem animadas.
Metrô: Cantagalo
Rio Othon Palace – Já foi um hotel 5*, continua se vendendo como 5*, mas vá esperando um 4* e você será feliz. As vezes tem tarifas bem atraentes e é um dos poucos hotéis do Rio com restaurante que tem vista panorâmica.
Metrô: Cantagalo
Orla – Um hotel pequeno, muito simpático, numa localização excelente.
Metrô: General Osório

5 Estrelas – Executivo
São hotéis 5* com serviço mais atencioso, café da manhã com itens feitos na hora, ficam na orla e têm valor de diária mais baixo que os hotéis de luxo. Por isso costumam atrair executivos em viagens a trabalho. Eles oferecem serviço de praia com espreguiçadeiras e guarda-sol.
Grand Mercure Rio – Inaugurou em agosto de 2024 o prédio principal que fica na orla, com um restaurante e piscina de frente para o mar. Ele tem mais 2 blocos, um na rua lateral, com vista parcial do mar nos quartos de frente, e outro bloco de frente para a avenida N. Sra de Copacabana, vista prédios. Os quartos são lindos e com diária num valor muito bom para um hotel novo e dessa qualidade.
Metrô: General Osório
Miramar by Windsor – A piscina com borda infinita para a praia é linda. Oferece serviço de mordomo para todos os quartos.
Metrô: Cantagalo
Hilton Copacabana – Apesar do nome, ele fica no Leme. A rede Hilton comprou esse hotel com a intenção de reformá-lo, mas ainda não o fez e por isso mantém o valor da diária mais baixa que outros 5*. É o prédio mais alto da orla, a vista do Isabel Louge na cobertura é incrível.
Metrô: Cardeal Arcoverde
5 Estrelas – Luxo
Existe uma distinção entre os hotéis 5* com foco em viajantes executivos, que são os 3 acima, e os que realmente são hotéis de luxo, os abaixo. Esses hotéis oferecem pequenos mimos durante a estada, têm restaurantes estrelados de alta gastronomia, decoração com móveis de design e serviço impecável.
Copacabana Palace, a Belmond Hotel – É o hotel mais famoso do Brasil, símbolo de Copacabana porque ele foi o primeiro hotel do bairro. Os quartos tem decoração inspirada no luxo clássico dos hotéis europeus, com alguns toques cariocas. É a experiência de se hospedar em um hotel clássico e icônico.
Metrô: Cardeal Arcoverde
Emiliano Rio – Essa rede paulistana é um exemplo do que está na moda agora, o luxo silencioso. O hotel é discreto, não faz propaganda, ninguém fica sabendo quem está hospedado lá. A vista da piscina na cobertura é maravilhosa. Tem o melhor serviço de todos os hotéis do Rio.
Metrô: General Osório
Fairmont Rio – É o hotel 5* mais novo, tem os quartos com a vista mais bonita e varanda em todos eles, o que é raro no Rio de Janeiro. A decoração é moderna, inspirada no Rio dos anos 1950 e 1960. Toda noite tem música ao vivo na piscina, então o hóspede tem que gostar de hotel badalado.
Metrô: General Osório
Existem outros hotéis em Copacabana, Leme e até em outros bairros do Rio de Janeiro – bons hotéis, alguns na mesma faixa de preço – que às vezes estão com promoções que fazem deles uma ótima opção. Também há hotéis um pouco melhores e mais caros, que eu não acho que valem o sobrepreço se comparados com os hotéis dessa lista.
Se você precisar de ajuda para escolher o hotel ideal, vai lá no nosso Instagram @TeosurosDoBrasil e manda uma mensagem privada que nós respondemos todo mundo. Mas não esquece de nos seguir no Instagram e no YouTube porque isso nos ajuda muito a continuar criando esse tipo de conteúdo gratuito para você.
Aliás, João Víctor e eu já exploramos bastante o Rio de Janeiro com o Tesouros do Brasil. Então entra lá no nosso canal do YouTube, se inscreve e dá uma olhada nas nossas playlists. Além de dicas poderosas de hospedagem, temos muitos outros conteúdos super bacanas sobre praias, bares, restaurantes e muito mais dedicado a esta cidade imperdível do nosso país.
Comentários