Trancoso, com suas ruas tranquilas e paisagens deslumbrantes, oferece várias formas de locomoção para quem deseja explorar a região com conforto e praticidade. A chave é escolher a melhor opção conforme o tipo de passeio e a sua disposição para aproveitar o que Trancoso tem a oferecer.
A pé em Trancoso
Caminhar é uma das melhores formas de explorar Trancoso, especialmente na área do Quadrado e nas proximidades das praias. A vila é compacta e segura. Além disso, caminhar proporciona a oportunidade de apreciar a arquitetura colorida e a natureza. Do centro do Quadrado até a praia dos Nativos dá uns 15 min. Porém, em dias quentes, a caminhada pode se tornar cansativa, especialmente se você planeja visitar praias mais distantes andando.
Táxi em Trancoso
os táxis estão disponíveis em Trancoso e podem ser uma boa opção para deslocamentos mais longos ou para quem deseja conforto. Eles oferecem uma maneira prática de se locomover, principalmente à noite, quando a vila pode ser menos iluminada. No entanto, os preços podem ser elevados, especialmente se você não negociar antes da corrida. Por isso, antes de sair do seu hotel, peça o número de um taxista de confiança, eles não ficam circulando pela cidade, você precisa chamá-los.
Uber em Trancoso
Apesar de você ver que o aplicativo do Uber está disponível em Trancoso, isso acontece porque a vila é um distrito de Porto Seguro e lá tem carro rodando. Em Trancoso, não tem. Não perca seu tempo, use o táxi.
Carro em Trancoso
Se você prefere ter mais autonomia, ter um carro em Trancoso é uma opção. Isso permite explorar não apenas Trancoso, mas também as praias vizinhas, como a Praia do Espelho e Arraial d’Ajuda. No entanto, é importante considerar a dificuldade de estacionar em áreas movimentadas, os mega engarrafamentos durante o verão e os custos adicionais de estacionamento.
Dica de ouro! Se você for alugar um carro, confirme antes se sua pousada tem estacionamento próprio e gratuito. Próximo ao centrinho é dificílimo ter vaga na rua e as garagens pagas tem preço bem salgado. Ficar na vila tem a vantagem de poder fazer tudo a pé. Só alugue carro se você for usá-lo pelo menos 3 vezes durante a sua viagem de 7 noites, por exemplo.
Bicicleta em Trancoso
Andar de bicicleta é uma opção divertida e ecológica para se locomover em Trancoso. Algumas pousadas oferecem bicicletas para aluguel, e o trajeto entre o Quadrado e as praias é relativamente tranquilo. A desvantagem é que algumas ruas podem ser íngremes, o que pode ser desafiador para quem não está acostumado. Entre as empresas que fornecem esse serviço de aluguel por lá está a Oliveira Bike.
Ônibus em Trancoso
Transporte público em Trancoso é limitado, mas existem ônibus que conectam a vila a cidades vizinhas. Essa opção pode ser econômica, mas a frequência e os horários podem não ser os mais convenientes para turistas, além de serem menos flexíveis em comparação com outras opções.
Barco em Trancoso
Pelo mar é a maneira mais divertida de se locomover em Trancoso. Na alta temporada, quando os engarrafamentos são frequentes, contrate passeios de lancha para ir até às praias mais distantes como Espelho, Satu, Itapororoca, Caraíva e até a Ponta do Corumbau.
Algumas agências de turismo oferecem tours e passeios guiados, privativos ou compartilhados, o que pode ser uma maneira prática de se locomover entre as atrações de Trancoso e proximidades, especialmente para grupos.
 
 
 









Comentários