Se tem uma coisa que combina com o Rio de Janeiro é feira. Tem feira de rua, de design, de antiguidades, de comida, de samba, de tudo! Algumas são clássicas dos bairros, outras aparecem de vez em quando, mas todas têm aquele jeitinho carioca de misturar cultura, música, bate-papo e bons achados.
Se você é do tipo que adora bater perna, experimentar comidinhas e encontrar coisas diferentes, pode preparar a ecobag: esse guia vai te levar pelas feiras mais legais da cidade, da Zona Norte à Zona Sul, do Centro à uma ilha charmosa da Barra da Tijuca.
As minhas feiras preferidas estão marcadas com uma ⭐️.

Feira de Antiguidades da Praça XV ⭐️
Onde: Praça XV, Centro
Quando: todo sábado, das 6h às 15h
O Rio é uma das cidades mais antigas do Brasil, foi capital do Reino, do Império e da República. É uma cidade com muita riqueza e muita história, então visitar a maior feira de antiguidades do país é como bisbilhotar a casa e o passado das residências cariocas. Lá você encontrará brinquedos antigos, prataria, objetos de decoração, móveis, artigos militares, moedas, selos, brechós… É um ótimo lugar para você achar um souvenir diferente. Tem de tudo! Depois dá pra aproveitar o Centro Histórico com seus museus, igrejas e restaurantes clássicos do Rio.
Feira de Antiguidades da Gávea ⭐️
Onde: Praça Santos Dumont, Gávea
Quando: todo domingo, das 9h às 16h
Menor que a da Praça XV, mas cheia de achados bons: peças de época, óculos vintage, joias e design retrô. Dá pra combinar com um passeio no Parque Lage ou Jardim Botânico e fechar com um almoço por ali, no clássico Braseiro da Gávea, na Casa Camolese ou no Empório Jardim.
Feira da General Glicério / de Laranjeiras ⭐️
Onde: Praça do Choro, Rua General Glicério, Laranjeiras
Quando: todo sábado, das 7h às 16h
Mistura de feira de bairro com show ao vivo. Tem frutas, legumes, artesanato com um chorinho, samba ou jazz ao fundo. É o programa favorito de quem mora por ali. Não perca o bolinho de bacalhau do Mazzaropi e as caipirinhas da barraca do Luizinho. Se quiser fazer disso um programa de sábado explorando os bairros de Laranjeiras e Cosme Velho, é só assistir o vídeo que fizemos lá.
Feira da São Salvador
Onde: Praça São Salvador, Flamengo
Quando: todo domingo, a partir de 11h
A outra feira que fomos no vídeo de Laranjeiras foi a da Praça São Salvador, uma daquelas feirinhas com clima de festa de bairro. Roda de samba e choro, barraquinhas de comidinhas e artesanato. Vai e fica.
Feira de São Cristóvão
Onde: Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, São Cristóvão
Quando: terça a sexta, das 10h às 18h, sábado até às 4h da manhã, domingo até às 20h
É o Nordeste no Rio! Tem forró, baião, comidas típicas e muita animação. Em junho e julho, as festas juninas deixam tudo ainda mais especial. Vá com fome e aproveite os restaurantes do pavilhão — como a Barraca da Chiquita, Chico Nordestino, Estação Baião de Dois, A Casa Severina, Asa Branca e Rei do Baião. Além dos shows de forró, nos fins de semana à noite, várias barraquinhas colocam karaokê pra galera soltar a voz. É uma farra!
Feira do Rio Antigo / Lavradio ⭐️
Onde: Rua do Lavradio, Lapa
Quando: todo sábado, das 10h às 19h
No coração da Lapa, mistura antiguidades, artesanato e música. Bom pra ir depois de conhecer a Escadaria Selarón e os Arcos da Lapa. E claro, comer em um dos restaurantes da região. Vasculhe as lojas de móveis antigos de segunda mão na redondeza. Tem desde pechinchas precisando de restauração até peças de designers brasileiros famosos como Oscar Niemeyer e Sérgio Rodrigues, na Estúdio W Design. Outra parada interessante no bairro é o Brechó Vintage Mon et Ton com uma ótima curadoria de peças. Para dar uma esticada, programe-se para comer a feijoada com samba que acontece todo sábado no Rio Scenarium. Ou se você quer só curtir uma roda de samba de rua, vá até o Armazém Senado, tanto eles quanto o Labuta, ao lado, oferecem comidinhas e bebidas para você ficar curtindo ali na rua. Depois disso tudo, vá até o CRAB – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro para ver exposições incríveis da nossa arte!
Carandaí 25
Onde: itinerante
Quando: sem data fixa, acompanhar pelo Instagram deles
Se você gosta de usar peças com pouca tiragem, com design autoral e descobrir novas designers e artesãs, a Carandaí 25 é para você! que Um mix de feira e bazar com marcas estilosas e curadoria afiada de roupas, acessórios e objetos de decoração. Os lugares onde acontece são sempre charmosos. Eles também têm uma loja fixa no Shopping Leblon.
A Junta Local ⭐️
Onde: itinerante
Quando: fim de semana e feriados, sem data fixa, das 10h às 17h
A Junta Local junta mesmo: produtores pequenos, comidinhas para levar ou comer ali na hora, cervejas artesanais, bebidas diferentes e bons DJs. Sempre rola em lugares que valem o passeio por si só — dá pra emendar com outras atrações no Rio. Em breve eles terão sede própria no antigo Mercadinho São José, em Laranjeiras, que terá um rooftop para eventos e muita comida boa!
Festival do Café
Onde: itinerante
Quando: fim de semana, sem data fixa, das 9h às 18h
Tem produtores de café de todo tipo, comidinhas, outras bebidas, roupas e até roda de samba em alguns dias. Vale ficar de olho na programação e se tiver no Jardim do Palácio do Catete, não perca! Leve uma toalha ou canga grande para ficar sentado no gramado curtindo a música e as comidinhas.
VegBorá
Onde: itinerante
Quando: mensalmente, sem data fixa, ver no perfil deles
Essa é pra quem gosta de produtos veganos e vegetarianos. Além das comidinhas, tem bebidas, cosméticos e outras opções cruelty free. Quando acontece na Quinta da Boa Vista, dá pra curtir o parque também.
Feiras Livres
São as clássicas! Hortifruti fresquinho, direto da roça ou da CADEG, e aquela parada obrigatória pro pastel com caldo de cana ou uma água de coco. Ótima pedida antes da praia. Nesse link tem o PDF da prefeitura com os locais, dias e horários que as feiras livres do Rio de Janeiro acontecem. Nossas favoritas são a da Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema, às sextas, e a do Bairro Peixoto em Copacabana, às quartas.
Feira Noturna de Copacabana
Onde: Av. Atlântica, mas na altura da Rua Miguel Lemos
Quando: todas as noites
Boa pra quem quer levar uma lembrancinha do Rio ou curtir um passeio no calçadão de Copacabana. Tem artesanato, souvenirs e roupas. Depois, escolha um quiosque para sentar e aproveitar uma música ao vivo. Ali na frente tem o Wave, quiosque do hotel Othon Palace, e caminhando em direção ao Forte de Copacabana tem o quiosque da sorveteria Piemonte e o Tropik, do Hotel Fairmont, que sempre tem ótima seleção musical.
Feira Noturna do Lido
Onde: Praça do Lido, Copacabana
Quando: todas as noites
Menor que a feira da Avenida Atlântica, mas também com opções de lembrancinhas e artesanato. Boa parada antes ou depois de um jantar nos restaurantes da região, como o Amir ou o Ôtra.
Feira Hippie de Ipanema ⭐️
Onde: Praça General Osório, Ipanema
Quando: todo domingo, das 7h às 19h
A clássica feira de domingo em Ipanema. Tem artesanato, roupas, artigos de couro, souvenirs e até acarajé. Uma lei municipal proíbe que ali seja vendido produto industrializado ou importado. Passeie pelo centro da praça também, onde ficam os pintores. Tem várias obras lindas que você pode levar na moldura ou enrolada em um tubo, para facilitar o transporte de volta para casa. Vale ir cedo, fazer umas comprinhas e seguir pra praia.
Feira das Yabás
Onde: Praça Paulo da Portela, Madureira
Quando: 2º domingo do mês, a partir das 13h
E se você quer samba raíz com comidinhas deliciosas e sair do circuito Zona Sul / Centro, essa feira aqui é a melhor pedida!! Além dos quitutes tradicionais, rolam apresentações de sambistas de peso da cena musical carioca — às vezes até com participações especiais como a da Alcione.
Feira da Glória ⭐️
Onde: Largo da Glória
Quando: todo domingo, com roda de samba no 3º domingo do mês. De 7 as 15hs, quando tem samba vai até mais tarde.
Essa feira ficou tão popular, virou uma atração da cidade, que acabamos fazendo um vídeo só dela! Tem hortifruti, artesanato, roupas, acessórios, plantas, mas o que atrai moradores e turistas são as barraquinhas de comidas prontas. Algumas das nossas favoritas: @dulcipanrio, @coma_oishi, @cozinha.da.latifa, @cevichedeharry, @carioquinha_bolinhos, @dillthebaker, @johnscheesecake, @risotodoseuze, @espaco.tucuma, @joacaraje.21
Quando rola samba (geralmente no terceiro domingo do mês), vira um programão. Depois, dá pra caminhar ou pedalar no Aterro do Flamengo. Veja a programação no @gloriosa_rodadesamba.
Feira Orgânica e Cultural da Glória
Onde: Praça Luís de Camões
Quando: Todo sábado, de 7 à 13hs
Essa não é tão famosa quanto a Feira da Glória, mas é para quem quer garantir sua feirinha de produtos orgânicos. Acontece na Praça Luís de Camões, onde fica o Memorial Getúlio Vargas e tem um busto gigante do ex-presidente. Às vezes tem apresentação de samba, de MPB. Dá para combinar com um chopinho no Labuta Mar.
Carioquíssima
Onde: itinerante
Quando: fim de semana, sem data fixa
É uma das melhores para ir com crianças porque costuma acontecer em lugares bem espaçosos e ter muita atividade para elas. Tem de tudo um pouco: quase 100 barraquinhas oferecendo moda, comidinhas, decoração, cerveja artesanal, espaço infantil, brinquedos, oficinas e som ao vivo. Quando acontece na Urca, o combo feira com Praia Vermelha e Pão de Açúcar é imbatível.
Babilônia Feira Hype ⭐️
Onde: itinerante
Quando: fim de semana, sem data fixa
Essa é queridinha do pessoal que curte moda e tendências. Dá para descobrir designers iniciantes, peças únicas com pouca tiragem, acessórios fantásticos. É a mais tradicional entre as feiras de moda do Rio. Marcas cariocas conhecidas começaram aqui. Continua cheia de novidades e marcas criativas.
O Mercado
Onde: itinerante
Quando: fim de semana, sem data fixa
Outra que gira em torno da economia criativa! Roupas, arte, decoração e comida — tudo feito por pequenos produtores e artistas independentes. O tamanho da feira é ótimo pra passar uma tarde.
Ilha Cultural
Onde: Ilha da Gigoia, Barra da Tijuca
Quando: a cada 15 dias, sábado e domingo, 10 às 19:00
O ponto alto é o lugar: uma ilha tranquila na entrada da Barra da Tijuca, cheia de bares charmosos à beira do canal. A feirinha é só o começo do passeio. Vá de tarde e fique para o pôr do sol em um dos bares.

Curtiu esse roteiro de feiras no Rio? Agora é só escolher o dia, colocar um look confortável, levar dinheiro trocado e sair batendo perna. E não esquece de marcar os @TesourosdoBrasil se descobrir alguma barraquinha incrível por aí.
Para acompanhar mais dicas, roteiros e os bastidores das nossas andanças pelo Brasil, segue a gente no Instagram e se inscreve no YouTube. Tem samba, sol, pastel, paisagem linda e muita história boa!
Ah! E se você está planejando conhecer ainda mais a Cidade Maravilhosa, aproveite a nossa sessão aqui do blog com dicas só sobre o Rio de Janeiro, com sugestões que vão desde os bares mais bacanas a passeios culturais imperdíveis. E para quem ama história e arquitetura, não deixe de conferir também nossa seleção especial das igrejas mais bonitas do Rio de Janeiro, que revelam a alma e a tradição carioca pela fé.
Até mais!

Comentários